sábado, 25 de setembro de 2010

Finalizando o assunto Curaçao

Acho que falei tudo o que vivi em Curaçao durante uma semana que fiquei por lá.

Pretendia falar um pouco sobre passeios, mas percebi que não os fiz.

Como o foco da viagem era mergulho e acabou se transformando em mergulho e compras, não tivemos tempo para grandes passeios.

Fica então o espaço para que vc já foi e quiser comentar …

Finalizo  com algumas imagens que me motivam a voltar, quem sabe daqui uns 2 anos….

Pôr do sol na praia do hotelIMG_0002

Pôr do sol na piscina do hotel

IMG_0088  

Vista da Igreja de Sint Willibrordus, ao lado o cemitério.

 

IMG_0225

Um pouco mais de perto… missa aos domingos pela manhã – a Igreja está em reforma:

IMG_0229-1

O azul visto da janela do meu quarto…

Ao meio dia…P1060268

E as seis da tarde um tom mais alaranjado:

 P1060287

A praia do Marriot, uma ótima opção de hospedagem, bem localizado:

P1060303P1060299

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

As boas compras - Curaçao

Nossas compras em Curaçao começaram no supermercado, lá já encontramos diversas pechinchas – artigos de higiene pessoal com preços bons [desodorante e protetor solar] e tb bolachinhas e café colombiano que alguns de nós compramos para trazer, mas muita coisa foi usada nos nosso saudosos cafés da tarde, feito por Mamys e pela Bia.
Mas o que interessa, sempre, são os eletrônicos e cosméticos.
Na Penha – o pessoal fez a festa comprando perfumes, cremes e maquiagem.
Na Boolchand´s [do outro lado da rua] – as compras foram mais amplas – Máquina Fotográfica, computadores, vídeo game, jogos para vídeo game, iPod… tb em 20 pessoas compramos praticamente a loja toda.
Existem outras lojas de eletrônicos, mas a Boolchand´s cobriu todas as ofertas, deram desconto, brindes e foram muito simpáticos… vá apertando que eles baixam os preços – risos.
Relógios e Jóias – diversas lojas, todo tipo de relógio com valores bem mais baixos do que no Brasil, é a oportunidade de ter algo que vc nunca compraria. As jóias tb são diferenciadas.
Roupas, tênis, acessórios – Roupas principalmente masculinas, de marcas famosas – escolha a área em promoção no fundo da loja – em todas elas existe uma área promocional.
Tênis – não fez muito o gosto do pessoal, e o valor era bem parecido.
Acessórios – bolsas de diversas marcas – mas em conta mesmo foram as da Kipling na loja da Pólo Ralph Loren.
Destaque para as camisetas da Del Sol – que mudam de cor qdo estão exposta ao sol, veja as imagens…. Um ótimo souvenir.. está e sacola brinde para quem compra os produtos.
Na sombra
IMG_0922

No Sol
 IMG_0925
Horário de Funcionamento – no site de Curaçao esta escrito que fecham para almoço – mas as lojas principais não fecham – então não se preocupem.
Já no fechamento da tarde são muito pontuais fecham as 18 h… e te expulsam da loja se vc ficar por lá.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Outras opções de Alimentação - Curaçao

Um dos nosso mais divertidos passeios terrestres foi o supermercado.

Compramos água, refri, cerveja, petiscos, frios, pães, e até salada de fruta – prontinha…

P1060266

Eram muitas opções – de frios então…. diversos tipos de presunto, salames e muitos que nós nunca tinhamos visto [ai que Jeca] .  Todos com valor muito parecidos.

Em todos os lugares que compramos cerveja, nos indicavam  comprar de caixa fechada, pq saia mais barato. Até mesmo em uma loja de conveniência, a orientação era: vai pegar mais que uma leva logo 12 , 24, 48… risos…

As compras de supermercado não eram apenas para consumo no nosso apartamento no hotel onde tinhamos diponível microondas, frigobar e cafeteira, mas também para o consumo na praia – no nosso caso no barco.

Levei comigo uma sacola termica – indicação em um site de mochileiros – então todos os dias a minha sacolinha era a referência da turma.

Essa foto é da Ana, minha amiga do colégio que aderiu a minha dica… ela tb foi para Curaçao – só que depois de mim. E adotou a termica para levar a praia, algumas praias de Curaçao não tem serviço de bares.

geladeiraana

O serviço de mergulho disponbilizava apenas água, aqui no Brasil estamos acostumados a lanche, chocolate e refri para repor as energias…. Então já que não tinha no barco providenciamos.

Outras comprinhas do supermercado foram café, filtro de café, bolachinas diversas e até desodorante (metade do preço do Brasil).

domingo, 12 de setembro de 2010

Restaurantes em Curaçao

Não tive tempo para muitas opções de alimentação em Curaçao. Pesquisei bastante antes de ir, e tinha em mente ir a qualquer custo a um restaurante mexicano o “Chihuahua”. No fim a maior parte das refeições foram feita no hotel mesmo, e o supermercado foi destino certo.
O que não esperava era por exemplo, comer no Mc Donalds, e pior desejar ter mais tempo para voltar. No Mc comi um Hambúrguer de Angus, com Mashroom (cogumelos) – M A R A V I L  H O S O, posso dizer que o melhor da minha vida.
No Dennys, comi um lanche do mesmo sabor, Mashroom com molho suíço… era muito bom, mas o do MC era melhor ainda. O melhor do Dennys foi a cebola empanada, opção dos combos com cebola ou fritas.
P1060342
Na Cantina Chihuahua, a obsessão era por comida mexicana, esse prato ai em baixo pedi achando que se tratava de um menu degustação – que viriam “miniaturas” de cada uma das opções, mas o prato era enorrrrrme, valor Naf 34,00, o equivalente há R$34,00….  super barato e comeriam tranquilamente 2 pessoas, ou seriam 3???
IMG_0034
Os meninos pediram carne… estava ótima tb.
 IMG_0031
Iguana Café – Morritos, Cervejas, paisagem bacana, e ainda Wi-fi, gratuito, atenção apenas a conta – a confusão Naf/ US$ aconteceu novamente.
IMG_0139-1O Iguana Café fica a beira da ponte móvel, as mesas são estas da foto:
IMG_0127
Por hora é isso, depois conto os achados do hotel e a diversão no supermercado.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Me locomovendo em Curaçao 2/2

Independe de onde vc esteja hospedado, entender o que é Punda e o que Otrobanda é fundamental.

Veja que existem 2 grandes aneis viários, não há muitas placas então fique atento para pegar o caminho certo, caso de errado, volte e comece de novo – risos – foi o que fizemos várias vezes… Afinal Curaçao é uma ilha e vc não vai conseguir ir muito longe… risos.

mapacura

Neste local, estão as opções de Cassino, restaurentes e compras. Entre outras atrações como o mercado, museu….

Vc pode estacionar em qq um dos lados e fazer a travessia a pé, pela ponte móvel (Queen Emma), ou se ela estiver aberta para passagem de algum cargueiro, atravesse pelo ferry boat.

 

IMG_0117

Basicamente em Punda [lado direito da foto] – ficam as lojas de compras, cosméticos, eletronicos, roupas….

Em Otrobanda [lado esquerdo da foto], restaurantes principalmente no Rif Fort, e lojas do shopping.

Na foto abaixo, a ponte Queen Juliana Bridge, que liga Otrobanda a Punda, para quem vai de carro, e um cargueiro que explica o tamanho monumental da ponte.

IMG_0132

Me locomovendo em Curaçao parte 1/2

Seguindo as instruções do Riq do Viagem na Viagem, locamos um carro. Um não um monte… risos para atender as 20 pessoas do grupo.
DSC07462
Alugamos na AVIS, carros novos que não nos deram problema. Contudo, o atendimento é leeeeeeeeeento, e não fizeram muita questão de nos entender, cobraram taxa errada, mas cancelaram depois… enfim – atendimento ruim, porém os carros em ordem.
DSC07464
Algumas pessoas me disseram que os carros para locação eram velhos, por isso optei por alugar de cia internacional.
Atenção para pegar as notas de abastecimento, pagamos o litro da gasolina 2,00 florins o que equivale a R$2,00.
No momento do abastecimento, tentaram nos enganar, falando que o valor era 2,00 doláres, mas estavamos atentos, e disseram que se confudiram… isso aconteceu outras 2 vezes em restaurantes. Portanto, fique atento a essa questão, como recebem em Doláres e Florins, certifiquesse que está correto o valor, tanto no troco em espécie como no lançamento no cartão.
Andar de carro pela Ilha é muito fácil. Depois que vc entende o que é Punda e o que Otrobanda, e como se faz para chegar de um lado e do outro fica tudo certo.
Estacionamento: existem alguns grátis, inclusive no período que fui o do Renaissance era gratuito, não sei se ficará eternamente assim, mas do lado de fora do shopping do Renaissance, e no entorno exsitem alguns bolsões.
Nas ruas estao colocando algumas máquinas daquilo que se equivale a nossa  “zona azul”. É super fácil de usar, veja o número da vaga que vc estacionou, vá até maquina com Florins ou Visa e siga o passo a posso. Eles não aceitam doláres na máquina, como não tinhamos Florins, uma moça se ofereceu para ajudar e trocou uma moeda de 50 cents de dolar, por 1 Florin e resolveu nosso problema, ela foi muuuuuuito simpática.
Há tb estacionamento pagos. 
O transito tb é tranquilo, as placas de transito são diferentes da nossa, mas logo vc as entende, pq são muito lógicas. Veja o link, vc irá entender melhor.

sábado, 4 de setembro de 2010

A hospedagem

Não tinhamos muitas opções de hospedagem, escolhemos pela qualidade do mergulho e não pela qualidade do hotel.

Ficamos no Habitat Curaçao, um tanto longe do centro, mas no meio do caminho para as praias mais bonitas e para ótimos pontos de mergulho.

 P1060253

Procurei na net alguma referência para ter uma ideia do que se tratava o hotel, as opniões no Tripadivisor eram péssimas… fiquei até com medo, mas não era tão ruins assim, pelo menos não diante das expcetativas que fui criando, ou seria da falta delas?

Chegamos com um welcome drink, muito simpático, e tb com a equipe de mergulho, explicando como tudo deveria ser. Naquela mesma noite, parte do grupo mergulhou….

Ganhamos um up grade para apartamento vista mar, o que pagou qq problema que pudesse haver com o hotel.

P1060258

 

Cama – confortável e grande.

Banheiro, com banheira – que serviu para lavar os equipos de mergulho qdo não o faziamos nos recepientes adequandos no Dive Center. Mas que atrabalhava p/ caramba, em todos os outros momentos.

Chuveiro – a força da água ficava muito fraca qdo vários chuveiros estivessem ligados…

Café da manhã – muuuuuuito diferente do nosso, serviam uns espetinhos de frutas, e o que mais tinha eram panquecas … nada de sucos ou pães variados…

Restaurante – comida super boa,barata e muito farta… o dia que mais gastamos foi em torno de R$60,00 o casal, pq pedimos coisas demais. Abaixo uma “saladinha”…

IMG_0108

No hotel um único incidente aconteceu, roubaram um brinco que deixei fora do cofre, por sorte eram aqueles de inox que parecem outro branco…. Ia mergulhar e qdo notei o brinco tirei e deixei em cima do frigobar, demorei um dia para notar… mas aí já era tarde.

Só ficaria lá de novo se fosse em grupo, com o objetivo exclusivo de mergulho, como foi… Indico hotéis mais centrais como o Marriot, que tem uma praia linda ou o Hilton que fica ao lado.