quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Zumbi

Nesta data em 1695 Zumbi morreu no Quilombo dos Palmares! 

José de Souza Martins (que aparece em toda a minha dissertação) questiona algumas questões que levam a exaltação de Zumbi e seus atributos heróicos. Como aqui, o texto é livre e não passo por nenhuma banca com doutores.... não vou fazer um texto baseado em teorias e sim em sentimentos. 

Independente de se tratar de um ato heróico ou não a data é importante. E parece que já está assimilada em algumas cidades. 

Qdo se decretou feriado em algumas cidades nesta data, ninguém sabia direito o que se comemorava.... hoje parece que todo mundo tem um pouco mais de consciência do que se trata a comemoração. 

Eu comemoro que todos possam seguir a carreira que quiserem independente da etnia. 

Que não se limite aos negros - ou afros-descendentes se assim preferir... profissões de sucesso ligadas ao esporte e a música. Hoje no futebol somos muito bem representados pelo Kaká... com pela clara e que faz bonito assim como os de pele mais escura. [em algumas áreas existe um apartheid inverso] 

Assistindo TV lembro do meu avô orgulhoso em ver a Glória Maria em horário nobre, ou qdo Heraldo Pereira apareceu pela primeira vez na bancada do Jornal Nacional... o vovô disse: "essa pretaiada me orgulha".... e não entenda pretaiada como ofensa, é assim que ele se refere aos seus ancestrais com muito orgulho e sem hipocrisia no alto dos seus quase 80 anos tenho certeza que ele pode se referir da maneira que quiser. 

Naquele domingo em que quase um Brasileiro é campeão mundial de F1, a vitória de Hamilton foi comemorada sim... o primeiro negro a conquistar o espaço dos brancos.... e ainda podemos ovacionar Obama. [não me refiro a questões políticas e sim a espaços conquistados]. 

No Brasil posso dizer que apesar de faltar muito p/ igualdade social... eu vejo grande preocupação com a ascensão no negro na sociedade. 

Gosto de ver a cultura quilombola sendo preservada e estudada por brasileiros independente de sua descendência. 

Fica aí a homenagem ao meu avô e seus ancestrais que me deixaram de herança uma pele ótima, e muita preocupação com a cultura brasileira de um modo geral. 






Um comentário:

Roseli Gomes disse...

Boa Tarde Grazi!!
Voltaste e está pondo a vida em ordem eu sei ... viva nossos ancestrais!!

Boa segunda e ótima semana!!

Bem vinda à Rebs!!!